28 de julho de 2013

Livros esperados

 Essa é bem rápida e para fechar o dia. Esses livros são os esperados por mim e acho que para outras pessoas também, né Fernanda.


 The Cuckoo's Calling, como já disse aqui, nos pegou de surpresa. Já The Walking Dead era esperado, mas eu não imaginava que seria tão rápido, ambos os livros ainda não tem tradução para o português do Brasil e espero que saia rápido.

 1356 por outro lado, eu já tinha visto há um bom tempo o livro em inglês e não fiquei muito ansioso porque eu ainda não terminei de ler A Busca do Graal. Esse livro não é continuação d'A Busca, mas sim uma história com o mesmo personagem, Thomas de Hookton. A edição brasileira diz que é o quarto livro d'A Busca do Graal, sendo que A Busca é uma trilogia com uma história diferente, uma vez que a busca é a Lança de São Jorge, e em 1356 a busca é em torno da espada desaparecida de São Pedro.

 Este é o sexto livro da coleção Septimus Heap, que acabei de ver que será lançado nesse segundo semestre pela Rocco. Ainda estou lendo Syrena, quinto livro da coleção, mas espero ansiosamente por Trevas, uma vez que é nesse livro que Septimus enfrentará seu maior desafio.
 É isso, mais livros para minha lista de à comprar.

Resultado da Enquete: Devo mudar o nome do blog?

 Como eu disse no post Enquete: Devo mudar o nome do blog?, eu pretendia mudar o nome do blog (óbvio) mas só mudaria se meus leitores decidissem se eu deveria ou não. Foram dezoito (18) votos, dos quais doze (12), ou seja, 66,6%, foram não, contra seis (6), 33,3%, sim. Então o nome do blog não mudará. Felizes estarão aqueles que votaram no não, como a Fernanda, que quase brigou, com razão, comigo quando disse que pretendia mudar o nome do blog, rs. Meu obrigado a todos que votaram, isso ajuda muito a sempre deixar o blog cada vez melhor. Mais enquetes virão, mas nenhuma pedindo para trocar o nome do blog.
 Até mais.

A pedra da demanda, de Angie Sage

 Sinopse: Há uma série ameaça contra o Castelo. E tudo porque Merrin Meredith regressou das Trevas trazendo na manga novos planos mirabolantes para Septimus. E não é só isso: Tertius Fume, o fantasma do primeiríssimo Escriba Hermético Chefe, está terminantemente decidido a despachar o jovem mago numa Demanda fatal.
 Enquanto isso, Septimus e Jenna têm apenas um objetivo: chegar à misteriosa Casa de Foryx, um lugar onde todos os Tempos se encontram. Lá, eles esperam com fervor conseguir, enfim, encontrar Nicko e Snorri, que se perderam em algum lugar do passado.
 Mas como Septimus vai escapar da Demanda?
 A pedra da demanda, como todos os livros da série Septimus Heap, está repleto de ação desenfreada, humor e aventuras fantásticas. Septimus prossegue em sua viagem de autodescoberta Mágyka.

 A opinião que se segue abaixo pode ter alguns Spoilers dos livros anteriores e desse. Mas evitei colocar informações de grande importância. Você foi avisado.

 Opinião: A pedra da demanda eu li bem rápido, a história desse livro se passa em alguns dias (acho que em uma semana e um pouquinho mais), mas da metade até o final são dois dias, ou quase. Mais personagens entram na história, como Merrin Meredith, ex-aprendiz de DomDaniel; Tertius Fume, irritante fantasma que Merrin com seu plano; sr. Ephaniah Grebe, um homem-rato que trabalha no Manuscriptorium consertando coisas.
 Nicko e Snorri ainda estão presos no passado, mas encontram a tia perdida de Snorri, que caiu quando criança por um espelho, e ela os ajuda para que cheguem à Casa de Foryx. Enquanto isso, no "tempo certo" como Jenna fala do tempo dela, Merrin está fugindo do Observatório de Simon com nada menos do que o anel de DomDaniel, o Anel de Duas Faces, o anel das Trevas. Ele tem um plano de Consumir Septimus, e para fazer isso ele tem que ir até o Castelo. Lá encontra Tertius Fume, que faz a cabeça de Merrin para ajudá-lo em uma tarefa.
 Mudando para Septimus: Márcia pede para que Septimus entregue seu Talismã de Voo para ela, o que acaba dificultando algumas coisas para ele no futuro. Septimus, Jenna e Besouro visitam Marcellus Pye, agora jovem graças à porção que Septimus fez, e Marcellus entrega a eles um mapa, feito por Snorri no passado, que leva até à Casa de Foryx. Aí começa a viagem, e aí que eles conhecem o sr. Ephaniah Grebe, mas não falar mais nada dele.
 Mas quando tudo parece dar certo, Tertius Fume faz a Assembleia, antecipadamente, para que o Aprendiz tire uma pedra do Jarro da Demanda. Não ficarei descrevendo cenas, só o mais importante: Septimus, Jenna, Besouro e Ullr, o gato que se transforma de Snorri, vão atrás da Casa de Foryx resgatar Nicko e Snorri. Lá Septimus se depara com uma pessoa muito importante no passado.
 A evolução dos livros lembra Harry Potter e Percy Jackson, os personagens estão crescendo e a gente acompanha. Jenna e Septimus passarão por uma coisa que eles nunca achavam que teriam que passar, leiam para saber o que é.
 Já estava esquecendo, personagem mais chata que a Jillie Djinn está para ser criada, rs. Ela não dá sossego ao Besouro e faz muita, mas muita burrice. Menino Lobo e tia Zelda não aparecem. Os irmãos de Septimus que moram na Floresta aparecem depois de muito tempo, mas só uns três capítulos, junto com as Bruxas de Wendron, Silas Heap e Max, seu cachorro. Este é o melhor até agora desde Magya.
 Espero que tenham gostado da resenha, ela está um pouco fraca, mas que se eu colocasse mais informações contaria Spoilers importantes, e isso eu evito colocar (mesmo que de vez em quando uma saia, rs).

 PS.: Desculpem pela demora desse post, mas meu tempo está um pouco complicado.

Dia do Escritor (atrasado, de novo)

 Como no ano passado, eu atrasei a postagem do Dia do Escritor (a do ano passado foi uma coisa que George R.R. Martin disse e que é pura verdade, para ler clique aqui). Não tenho como agradecer a eles por existirem entre nós. E quando a realidade for dura, leia um livro e viaje por lugares totalmente diferentes, voe no maior dos dragões ou tenha um encontro com Feluriana.
 E também como a Fernanda, do Na trilha dos livros, disse: Parabéns para nós, blogueiros, que também somos escritores.

19 de julho de 2013

Meme: 7 coisas

 Esse meme eu ganhei da Fefa, do Apaixonada por Papel, é só responder as 7 perguntas, parece fácil mas não é. Obrigado Fefa.
 Às perguntas:

 *7 coisas para fazer antes de morrer?

1 - Viajar pela Europa conhecendo os castelos medievais, a Muralha de Adriano, o Coliseu, a Cornualha, e muitos outros lugares;
2 - Viajar também para Ásia, Oceania, África e as Américas;
3 - Aprender italiano, francês, espanhol (melhor do que eu já sei), latim, alemão e inglês, (são muitas eu sei);
4 - Conhecer George R.R. Martin, J.K. Rowling e/ou Papa (acho difícil, mas não custa nada sonhar);
5 - Ter uma imensa biblioteca particular;
6 - Estudar e pesquisar sobre abalos sísmicos, e depois trabalhar;
7 - Abrir uma ONG de incentivo à leitura e ajuda para pessoas com câncer.

 *7 coisas que mais falo?
1 - Que mer**!
2 - Meu Deus!
3 - Sem lógica!
4 - Aham
5 - Você tem que ler esse livro
6 - Por que eu não estou cursando matemática? (faço geografia e tem hora que é puxado)
7 - FDP!

 *7 coisas que faço bem?
1 - Desenhar mapas que surgem na minha cabeça;
2 - Escrever;
3 - Bagunçar meu quarto, rs;
4 - Arrumar minha humilde estante;
5 - Dar conselhos, mas nunca consegui segui-los;
6 - Strogonoff e brigadeiro;
7 - Ouvir os problemas dos amigos.

 *7 coisas que não faço?
1 - Fumar;
2 - Passar roupa;
3 - Ouvir funk ou metálica;
4 - Regime;
5 - Bater em animais;
6 - Ir a baladas;
7 - Descontar meu stress ou raiva em amigos.

 *7 coisas que me encantam?
1 - Ler;
2 - Alvorecer, pôr do sol e eclipse solar;
3 - Mar;
4 - Estrelas;
5 - As fases da Lua e eclipse lunar;
6 - Ouvir música clássica ou ópera;
7 - Escritores.

 *7 coisas que não gosto?
1 - Preconceito, em todas as suas formas;
2 - Maldade com os animais;
3 - Injustiça;
4 - Sentir medo;
5 - Ignorância;
6 - Desrespeito;
7- Mentira.

 *7 blogs?

Até o próximo...

14 de julho de 2013

Coisas novas no blog

 Essa é rápida. Eu queria fazer isso a algum tempo, mas sempre esquecia. Hoje eu lembrei quando estava postando, então resolvi colocar os Marcadores, e como ainda tenho poucas postagens (por volta de 130) não foi difícil marcar cada postagem (algumas ainda estão sem porque estou decidindo qual nome colocar). Os marcadores encontram-se logo abaixo das séries que eu estou assistindo no momento (agora eu não estou assistindo nenhuma nova) e acima do Quem sou eu.
 Até mais.

J.K. Rowling sempre nos surpreendendo

 Ontem enquanto eu estava olhando as postagens no Facebook deparei-me com isso. J.K. Rowling lançou um novo livro sob o pseudônimo de Robert Galbraith, e como sou um fã dela, não vejo a hora de ler esse livro. Agora é só esperar alguma editora, acho que será a Rocco ou a Nova Fronteira, comprar os direitos para a publicação aqui no Brasil, porque como não sei ler em inglês, vergonha, tenho que esperar a tradução.
 Mais uma coisa para minha lista de ansiedade, já não basta ter que esperar para as próximas temporadas de Game of Thrones, The Walking Dead, Arrow, The Following, American Horror Story, Da Vinci's Demons e Once Upon A Time, o lançamento de Os Ventos do Inverno, o terceiro livro da trilogia "O Século" e d'A Crônica do Matador do Rei, entre muitos outros livros que ainda tenho que comprar, rs.

Poder Absoluto, de David Baldacci

 Sinopse: Luther Whitney está prestes a cometer o último roubo de sua vida. Ele pretende passar a aposentadoria em alguma praia distante. Mas seus planos vão por água abaixo quando a dona da casa invadida por ele aparece de repente, acompanhada do amante - o presidente dos Estados Unidos.
 Escondido, Luther vê o romance entre Christy Sullivan e Alan Richmond esquentar muito, a ponto de virar uma briga séria. Quando ela ameaça matar o amante com um abridor de cartas, os agentes da guarda presidencial imediatamente entram em ação.
 De repente Luther passa de ladrão a única testemunha de um crime, diante de uma mulher morta e de uma verdade devastadora, em que ninguém jamais vai acreditar: o presidente é um assassino.
 Quando as investigações começam - com o misterioso interesse e apoio do Serviço Secreto -, as suspeitas logo recaem sobre Luther. Mas ele também tem um aliado: Jack Graham, um amigo de longa data, ex-namorado de sua filha, que se arrepende amargamente de ter trocado a defensoria pública pela roda endinheirada do direito corporativo.
 Um ladrão escrupuloso, um advogado obstinado, um detetive que não aceita nenhum caso sem solução e um grupo de pessoas dispostas a qualquer coisa pelo poder. Tudo isso faz de Poder Absoluto um livro alucinante, que tornou David Baldacci um dos maiores autores de suspense do mundo.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Nem sei por onde começar. Poder Absoluto é muito, mas muito, bom (mas não se compara nem um pouco com As Crônicas de Gelo e Fogo). Esse é o segundo Thriller que eu leio. Eu comecei a ler sem muita expectativa, mas de acordo com o fui lendo, fiquei cada vez mais preso, parecia que eu estava vivendo no livro, o dia todo ficava pensando em como ia terminar, David consegue nos prender do jeito que poucos conseguem. Eu demorei um pouco para terminar, mas é porque meu tempo para leitura está um pouco complicado por causa da faculdade, e desculpem pela demora para postar, pelo mesmo motivo anterior. Mas vamos ao livro.
 Luther, um homem de 65 anos, está prestes a cometer o seu último roubo em uma mansão em um bairro de milionários na Virgínia, a poucos quilômetros de Washington, Distrito de Colúmbia, capital dos Estados Unidos da América. Tudo começa bem, a família e sua criadagem estão a caminho de Bermuda, no Oceano Atlântico. Luther entra no cofre e começa a roubar, mas ouve sons e chega rapidamente o cofre com ele dentro. A porta do cofre é espelhada e quem está dentro no mesmo pode ver o que acontece no quarto, tem até um poltrona que Luther não entende no começo, mas depois sim. Ele vê o presidente dos Estados Unidos, Alan Richmond, entrando no quarto com Christy Sullivan, e sua chefe de gabinete, Gloria Russell.
 Alan está completamente bêbado e começa a agredir Christy, que acaba se machucando. Ela pega o abridor de cartas, corta o braço do presidente, e depois de uma pequena confusão, ela acaba em cima dele, que grita, e Collin e Burton, agentes do Serviço Secreto, entram no quarto e quando veem a cena, atiram em Christy sem pensar duas vezes. Gloria chega correndo e vê o que acontece. Luther continua escondido e observando a cena, sem dizer uma única palavra.
 Quando comecei a ler, vi Gloria como uma chefe de gabinete comum, mas com o decorrer da leitura, ela me lembrou Cersei Lannister. Gloria faz de tudo para ter o que quer, até mesmo o presidente, igualzinha à Cersei. Voltando, Gloria manda os agentes limparem o quarto para parecer que foi um roubo seguido de homicídio. Eles conseguem arrumar o quarto, mas Gloria acaba esquecendo o objeto mais importante de todos. Depois que eles saem, Luther sai do cofre e sai pela escada, mas os agentes o veem e começam a persegui-lo.
 A partir daí começa as investigações, e conhecemos Seth Frank, um detetive do Estado da Virgínia. Ele quase "enlouquece" por não ter quase nenhum vestígio do ladrão e assassino, e acaba aceitando a ajuda do Serviço Secreto, que foi seu erro. Também temos Jack Graham, advogado de uma corporação, onde também conhecemos Sandy Lord, um dos sócios da PS&L, onde Jack trabalha. Não vou descrevê-los todos aqui senão a resenha ficará enorme, são muitos personagens principais.
 Por volta do capítulo 18 a história começa a desenrolar, o detetive Seth está mais próximo de resolver o caso, ou pelo menos é o que ele acha. E os personagens, principais ou coadjuvantes, estão cada vez mais minuciosos com o que fazem. Mas também algumas coisas aconteceram que quase me fizeram parar de ler, mas não parei só para saber que fim levou o "crime do século".
 Nas últimas páginas é adrenalina pura, o coração fica na garganta. Você não espera nada que vai acontecer, e se surpreende com tudo. Final eletrizante e difícil de se achar em um livro. Só o que me incomodou um muito foi o epílogo, deixa um gosto de quero mais, e é meio confuso, você não sabe o que realmente aconteceu, em parte. Poder Absoluto é um livro que recomendo para todos que gostam, e para os que ainda não leram um Thriller.

11 de julho de 2013

O Romance de Tristão e Isolda, de Joseph Bédier

 Sinopse: "Quereis ouvir, senhores, um belo conto de amor e morte? É de Tristão e Isolda, a rainha. Ouvi como em alegria plena e em grande aflição eles se amaram, depois morreram no mesmo dia, ele por ela, ela por ele. Em tempos passados, o rei Marc reinava nas Cornualhas..."

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: É assim que o livro começa, a "sinopse" já é o começo do livro, igual ao livro Leite Derramado, de Chico Buarque. Eu comprei esse livro a uns três anos, e só agora resolvi lê-lo. Comecei num domingo e terminei na terça. A leitura é rápida, mesmo que seja a escrita/fala medieval. O livro parece um pouco com a escrita de Lewis e Tolkien, o autor "conversa" com a gente (como vocês podem ver na sinopse).
 Vou falar rapidamente do livro, uma vez que ele é pequeno e se eu fizer uma resenha grande, conto o livro todo, rs. Tristão tem seus pais assassinados, que eram rei e rainha de Loonnois, e seu tio rei Marc das Cornualhas o cria como sendo um filho seu. Tristão é um excelente guerreiro e luta contra um "invasor" pela vida dos jovens das Cornualhas, acaba ferido e quando está quase morrendo pede ao seu tio para colocá-lo em uma nau e deixar que o mar o leve. O rei Marc realiza o desejo de Tristão, por um tempo Tristão navega em rumo, até chegar à Irlanda, onde conhece Isolda, a Loura.
 Depois de curado, volta às Cornualhas. E como todo livro de romance tem que ter alguém contra o personagem principal, quatro barões nunca gostaram de Tristão dizem que ele reviveu por ser um feiticeiro. A partir daí a história começa a tomar rumos diferentes do previsto. Não vou falar mais nada senão conto o livro. Gostei de ter lido, pena que não o tenha feito quando comprei. Recomendo (para quem quiser ter uma experiência de ler um livro medieval).
 Eu estava esquecendo, o livro foi composto a partir de contos de vários outros poetas da época.
 Pretendo assistir o filme, depois de assistido comento comparando com o livro.

7 de julho de 2013

07/07/2011

 Há exatamente dois anos, o mundo parava para acompanhar a última première do Harry Potter. A Trafalgar Square, Londres, parou. Meu dia foi resumido a assistir ao vivo a première. E assisti de novo hoje (eu acabei baixando, rs). Fiquei muito emocionado. A minha infância foi assistir Harry Potter (eu ainda não era muito fã de leitura na época), brincava de Harry Potter, tudo era Harry Potter. Quantas vezes eu não me via pensando em receber uma carta de Hogwarts (fã que é fã sempre pensou nisso). Assisti incontáveis vezes aos filmes, li incontáveis vezes As Relíquias da Morte, e hoje ainda faço isso. Orgulho-me de dizer que eu cresci na geração Potter. Sinto muitíssimo por aqueles que não leram Harry Potter.
 Para terminar, repito uma frase que Daniel Radcliffe e J.K. Rowling disseram na première: "As histórias que mais amamos vivem dentro de nós para sempre. Então sempre que você ler um livro ou assistir um filme, Hogwarts sempre estará lá para recebê-los".

 PS.: Não consegui colocar as fotos, amanhã tento colocá-las.

6 de julho de 2013

Como prometido (& No mês de julho)

 Mais uma vez eu me atrasei para postar.

 Como prometido, no mês de junho:
 1 - Terminei de ler Viajar no Tempo, livro 3 da coleção Septimus Heap, de Angie Sage;
 2 - Comecei a ler A Pedra da Demanda, livro 4 da coleção Septimus Heap, de Angie Sage;
 3 - Terminei de ler Elantris, de Brandon Sanderson;
 4 - Comecei a ler Poder Absoluto, de David Baldacci.

 A meta para esse mês são:
 1 - Terminar de ler Poder Absoluto, de David Baldacci.

 A meta desse mês é única porque estou em época de provas na faculdade, e a quantidade de textos para ler é imensa. Depois de ler Poder Absoluto, voltarei a ler A Pedra da Demanda, que deixei de lado por um tempo, mas não é garantido nesse mês.

 PS.: Eu li no final de semana passado O Romance de Tristão e Isolda, mas ainda não tive tempo de postar, semana que vem no máximo a resenha sai.