28 de outubro de 2012

O Forte, de Bernard Cornwell


 Sinopse: Durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, em 1779, o exército inglês realiza uma manobra ousada e retoma um pequeno vilarejo em Massachusetts, na península de Penobscot. O exército liderado por Francis McLean dá início à construção de um forte no local para proteger suas limitadas defesas e seu reduzido número de soldados. Os Estados Unidos, porém, montam em resposta uma gigantesca expedição militar, tendo como seu principal trunfo uma grande frota comandada pelo capitão Saltonstall, e parte para o ataque. É o general Peleg Wadsworth, no entanto, quem assume a responsabilidade das principais decisões da missão, e quando os dois exércitos enfim dão início ao confronto, seus dobramentos entrarão para as páginas da história militar dos dois países.

 Opinião: Comprei o livro por ser do Bernard (que estou gostando cada dia mais dos seus livros) e por ser sobre a Guerra da Independência dos Estados Unidos, uma parte da história que eu gosto muito. Mas decepcionei-me um pouco com o final do livro, não era o que eu esperava, mas o livro foi bom como um todo.
 McLean tenta fazer o seu melhor para erguer e proteger o forte George. O tempo todo fica com o medo dos rebeldes (assim chamados os americanos pelos ingleses) e como será seu futuro. Cria estratégias para conter os rebeldes, e com isso possui a ajuda do capitão Henry Mowat, da Marinha Real, uma frota de três navios que ficam ancorados na entrada do porto de Majabigwaduce (imagem abaixo).
A imagem não é uma das melhores. Os três triângulos de cabeça para baixo são as três posições que os navios ingleses ancoram ao longo do livro. Existem outros ingleses ao longo do livro, mas ele é o mais importante.
 Passando para o lado americano, temos o capitão Saltonstall, que comanda a frota americana. Ele é capitão do Warren, o maior navio da frota. Ele não quer atacar a frota inglesa sozinho, mas sim atacar junto com o general de brigada Solomon Lovell, que por sua vez atacará o forte inglês.
 O livro é muito bem escrito, mas não gosto muito do jeito que o Bernard escreve, vários personagens possuem "voz" no livro o que torna a história "universal". Desculpem se eu não escrevi mais, mas eu não gosto de posts grandes, quando tem história real no meio.

 Até mais...




2 comentários:

  1. Ai, tô com saudade de ler Bernard Cornwell...acho que vou ler um logo, não sei se este ou outro Sharpe...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Vitor, não me animei em comprar esse livro por ser história americana...não curto muito... mas tbm não v muitos comentários por ai sobre ele, então deixei de lado... acredito que este será um Cornwell que não irá morar na minhas prateleiras!!

    ResponderExcluir