11 de junho de 2012

O Festim dos Corvos, de George R.R. Martin

Sinopse: Dando continuidade à saga mais ambiciosa e imaginativa desde O senhor dos anéis, As crônicas de gelo e fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido à sua maneira no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha, mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis. No meio de toda a intriga, do outro lado do mar começam a surgir histórias sobre dragões e fogo... Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como o rei das Ilhas de Ferro, não são apenas essas ilhas que tremem. Olho de Corvo tem como objetivo declarado conquistar Westeros. E seu povo parece acreditar nele. Mas conseguirá Olho de Corvo cumprir seu objetivo? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família e cercada por um conselho que ela mesma considera incapaz, precisa lidar com a ameaçadora presença de uma nova corrente militante da Fé. Como desvencilhará de tal enredo? A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bando de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou será que estão todos errados?

A opinião que segue-se abaixo pode ter alguns Spoilers dos livros anteriores e desse. Mas evitei ao máximo colocar informações de grande importância.

Opinião: Antes mesmo de começar a ler, melhor, antes mesmo de comprar, julguei que o livro não seria o melhor deles, já que a história seria dividida em dois livros. Mas de acordo com a leitura, fiquei cada vez mais preso à história e aos personagens que possuem "voz" nesse livro, como Cersei e Brienne, também os Martell, os Tyrell e os Greyjoy.
  Brienne tenta cumprir a promessa que fizera a Catelyn Stark, mas cada vez mais que se aprofunda nas terras fluviais, o perigo a segue, e de perto. Sinceramente, gostei mais da Brienne do terceiro livro, seus capítulos são muito monótonos e nem mesmo quando ela desembainha a Cumpridora de Promessas pela primeira vez é empolgante. Tirando seus dois últimos capítulos, que nos deixam com uma pulga, e das grandes, atrás da orelha.
  Conhecemos um pouco mais dos Tyrell, principalmente de Margaery e de sor Loras, o Cavaleiro das Flores. E que aqui entendemos a importância deles nos Sete Reinos.
  Ao calor quase insuportável de Dorne, conhecemos mais a Casa Martell, principalmente o príncipe Doran, senhor de Lançassolar, e sua filha e herdeira, princesa Arianne. As cenas presentes na vastidão desértica Dorne são um pouco importantes para conhecermos mais a história dessa família e desse povo tão diferente dos Sete Reinos, com um final de deixar qualquer um de queixo caído.
  Vimos também que a rainha regente Cersei não gosta de ninguém, até mesmo no primeiro capítulo percebemos isso. E que conselho é esse que ela escolheu? O único que realmente tem alguma importância é Qyburn, o novo mestre dos segredos. As cenas de Cersei passam, muitas vezes, em reunião com o seu conselho ou com a senhora Taena, sua nova amiga. Cersei tem tem um ódio mortal pela pequena rainha Margaery Tyrell, esposa de seu filho Tommen. E o poder que ela mesma dá à Fé dos Sete, pode ser muito perigoso. Seu melhor capítulo é o último, mas inconclusivo.
  Jaime segue para Correrrio a mando de Cersei para conquistar o castelo. Mesmo prometendo a Catelyn Stark nunca mais levantar armas contra os Tully ou os Stark. Mas seu dever para com o rei é maior do que uma promessa feita a uma pessoa que, segundo todos de Westeros, está morta. Final bom e inconclusivo, igual de sua irmã gêmea.
  Arya/Gata dos Canais possui poucos capítulos, mas esses já nos deixa muito empolgados com sua história em Bravos, mas que termina frustante. Sansa/Alayne está no Ninho da Águia com Mindinho, e aprende rápido o jogo dos tronos que ele mesmo a ensinou a jogar. Alayne é totalmente diferente da Sansa-Sonsa (Fernanda, peguei emprestado, posso deixar?), que era completamente inútil e mimada, nos deixa um final que pode mudar o rumo de Westeros.
  Samwell tem a maioria de seus capítulos no mar ou em Bravos, com o meistre Aemon, Goiva e o seu bebê. Achei muito parado. A história é interessante, mas fechada.
  Por fim, a Casa Greyjoy, Asha, Victorian, Euron e Aeron, o brilho do livro. A disputa pela Cadeira de Pedra do Mar é bastante acirrada, já que cada capítulo é visto pelos olhos de cada um, não tem como acreditar em qual deles vai ganhar. Principalmente na Assembleia de Homens Livres é que ocorre uma revelação f***.
  Acho que escrevi muito, estava inspirado. Prefiro A Tormenta de Espadas, já que não é tão parado quanto esse. As vezes, fica parecendo o primeiro livro, mas mesmo assim é um livro na qual muitas informações estão aqui. Espero que tenham lido e não tenham ficado entendiados. Espero pelos comentários. Até mais.
  E que venha A Dança dos Dragões o quanto antes. Valar Morghulis.(rs)

3 comentários:

  1. Oi Vitor!

    Esse é o que eu menos gosto também, Acho muito parado, mas acho muito legal os PDV dos outros personagens. mas sinto muita falta de Jon, Bran, Dany e Tyrion, meus preferidos. E ele é muito importante para esclarecer certas coisas.

    Pode usar Sansa-sonsa, sim, sem problema ;D As partes dela são as melhores nesse livro, acho muito legal como ela muda, sob influência de Mindinho. Deixa de ser tão sonsa, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Vitor, acho que "Espelho, Espelho meu" vai ser bem legal... só não entendi essa "coincidencia" de lançarem dois filmes sobre a branca de Neve ao mesmo tempo... vc ja viu Os Irmaõs Grimm? É bem legal tbm... e a Garota da Capa Vermelha tbm é interessante....

    Estou louca pra ler Festim de Corvos, mas ainda estou terminando O Historiador que é ÓTIMO!! Tive alguns contratempos mes passado e isso atrasou um pouco minhas leituras, mas já retomei o ritmo e logo volto pra Wetereos!!!

    Logo mostro minhas "novas conquistas"... acho q em 3 ou 4 dias o sedex desembraca lá em casa!!!

    ResponderExcluir
  3. Fefa eu já vi os dois, fiquei meio receoso para ver Os Irmãos Grimm, mas gostei. A Garota da Capa Vermelha é mais legal ainda, você nunca imaginaria quem é o Lobo Mau.
    Abraços

    ResponderExcluir