30 de abril de 2013

A Batalha do Labirinto, de Rick Riordan

 Sinopse: Percy está prestes a começar o ano letivo em uma nova escola. Ele já não esperava que a experiência fosse lá muito agradável, mas, ao dar de cara com líderes de torcida monstruosas e mortas de fome, percebe que tudo, sempre, pode ficar ainda pior.
 Neste quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento Meio-Sangue, o porto seguro dos heróis, torna-se vulnerável à medida que os exércitos de Cronos abrem caminho para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis.
 Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão em um jornada pelo Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.

 A opinião que se segue abaixo pode ter alguns Spoilers dos livros anteriores e desse. Mas evitei colocar informações de grande importância. Você foi avisado.

 Opinião: Continuo cada vez mais gostando de Percy e seus amigos. O problema é que já está acabando, falta só um livro da coleção para acabar. Quem já leu sabe que a sinopse sempre começa com a profecia que "controla" o livro. Já pensei em colocar as profecias nas minhas resenhas, mas depois resolvia não colocar, mas essa é uma profecia diferente, que fala de personagens que não são os principais, como Percy e Annabeth, mas fala sim de Annabeth, ops, rs. Quando eu o li pela primeira vez achei que fossem alguns personagens que já apareceram, mas não é, sempre.

Descerás na escuridão do labirinto infinito,
O morto, o traidor e o perdido reerguidos.
Ascenderás ou cairás pelas mãos do rei espectral,
Da criança de Atena, a defesa final.
A destruição virá quando o último suspiro do herói acontecer...

 Percy está em uma nova escola, em que o namorado da sua mãe trabalha, mas como ele é Percy, filho de Poseidon, sempre há alguma coisa que o impede de estudar, e não estou falando do seu déficit de atenção, mas sim seres imortais que ficam à procura de semideuses. Dessa vez são duas empousas que atrapalham a vida de Percy já nos primeiros minutos na nova escola. Percy luta, ao lado de Rachel, aquela garota que vê através da Névoa e o ajudou a fugir das caveiras que o perseguiam em uma represa (acho que era represa), e, consequentemente, destroem uma parte da escola e Percy, Rachel e Annabeth (que estava por perto) fogem.
 Ao chegarem (Percy e Annabeth, uma vez que Rachel é mortal e não pode entrar nos limites do Acampamento Meio-Sangue) no Acampamento, deparam com Quintus, um homem misterioso que diz ser um meio-sangue, e com seu cão infernal, a sra. O'Leary. Mas outra coisa desagrada Percy, Grover está sendo julgado pelo Conselho dos Anciãos de Casco Fendido por ter escutado Pã, o deus selvagem, falando com ele, e os anciãos não acreditam. Por fim, dão uma semana para Grover achar Pã, senão sua licença para buscador será revogada.
 Outra coisa que gostei foi dos sonhos de Percy. Ele sonha com alguns fatos importantes que o levam a acreditar em algumas coisas, mas que não são o que ele pensa, na maioria das vezes. Mais uma vez, a história gira em torno de Cronos, o Senhor dos Titãs, mas dessa vez a missão torna-se um pouco mais difícil e complicada, porque Annabeth (a líder), Percy, Grover e Tyson devem entrar no Labirinto e encontrar a oficina de Dédalo antes que Luke o encontre.
 Annabeth fica um pouco sombria nesse livro, mas acho que é por causa da Rachel estar junto, e também por causa de Luke. Esperava um pouco mais dela nesse livro. Também esperava que Percy comunicasse com Grover por causa daquele negócio que os dois têm, se um morrer o outro também morre (esqueci o nome desse troço, rs).
 Mais deuses aparecem nesse livro, inclusive Hera, a deusa da família, que parece ser um amor de pessoa, mas é só fachada. Ri muito com a reação de Percy quando Annabeth contou como foi concebida, realmente divertidíssima.
 Já está mais que bom essa resenha. Até a próxima...

Um comentário:

  1. Oi Vitor!

    "Hera, que paracer ser um amor de pessoa" só que não :)
    A parte da Annabeth contando pro Percy como nasceu é hilária mesmo, eu rachei de rir.
    Em relação ao anterior, eu acho mesmo que esse é inferior, mas sendo de Rick Riordan, é muito bom também.
    AH! Se preocupa não, que depois de O ùltimo Olimpiano as aventuras de Percy continuam na outra série, Os Heróis do Olimpo, que eu acho até mais legal.

    Beijos!

    ResponderExcluir