25 de agosto de 2013

O Dragão de Gelo, de George R.R. Martin

 Sinopse: O dragão de gelo era uma criatura de lendas e medo, pois nenhum homem jamais o havia domado. Quando ele voava alto, deixava em rastro frio, desolação e terra congelada. Mas Adara não tinha medo. Porque Adara era uma criança do inverno, nascida no pior frio que qualquer um, mesmo os Antigos, podiam lembrar. Adara não se lembrava quando viu o dragão de gelo pela primeira vez. Parecia que ele sempre estivera em sua vida, visto de longe, enquanto ela brincava sozinha na neve muito depois de as crianças terem fugido do frio. Em seu quarto aniversário, ela o tocou, em seu quinto, ela montou em suas costas largas e frias pela primeira vez. Então, em seu sétimo ano, em um dia claro de verão, dragões de fogo do Norte desceram na fazenda pacífica que era o lar de Adara. E apenas uma criança de inverno - e o dragão de gelo que a amava - poderiam salvar seu mundo da total destruição. O Dragão de Gelo marca o primeiro livro infantil de George R.R. Martin, autor premiado pelo New York Times pelos best-sellers As Crônicas de Gelo e Fogo e se passa no mesmo mundo. Ilustrado belissimamente por Yvonne Gilbert, O Dragão de Gelo é um conto inesquecível de amor, coragem, e sacrifício  de um dos melhores escritores de fantasia de todos os tempos.

 A opinião que se segue abaixo pode ter alguns Spoilers dos livros que compõem As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Você foi avisado.

 Opinião: Já faz um bom tempo que eu li esse conto (acho mais parecido com um conto do que com um livro), e só demorei a postar (como também estou atrasando o post de O Rei do Inverno) porque estou em final de período na faculdade e tenho que apresentar alguns seminários, por isso meu tempo é curto para postagens. Eu não sabia da existência desse livro-conto do Martin, foi a Fernanda, pela postagem no blog dela (Na trilha dos livros) que eu fiquei sabendo, e foi ela também que me passou esse livro-conto). Vamos à resenha.
 Adara é uma garotinha de 7 anos, que não demonstra suas emoções e não sente dor igual às outras crianças. Espera durante todo o ano pelo seu aniversário, não porque ganhará presentes, mas porque é no inverno que o dragão de gelo aparece. A história é ambientada em Westeros, mas não sei qual época é, porque existe um reino no norte e por toda Westeros existe dragões de fogo. Mas Adara tem uma ligação com um dragão de gelo, a única pessoa que já conseguiu "domá-lo".
 Adara vive com seu pai e dois irmãos, sua mãe morreu no seu parto. Adara não demonstra emoções nem para sua própria família, e seu pai é afastado dela, tem um pouco de ressentimento por ter sido Adara que matou sua mulher. Não posso esquecer que Adara tem um tio, Hal, que é um cavaleiro de dragão (parece mais com O Ciclo da Herança) e trabalha para o rei. A Fernanda disse que arrisca que o rei é um Targaryen, parece que ainda não existe A Muralha e as estações ainda então normais, o verão e o inverno não duram anos como n'As Crônicas, por isso eu não falo que o rei é um Targaryen.
 Uma coisa que eu não pude deixar de notar foi essa passagem: "Gelo se formava quando ele soprava. O calor fugia. Fogueiras es extinguiam pelo frio. Árvores congelavam lentamente por suas raízes secretas e suas partes tornavam-se quebradiças e rachavam pelo seu próprio peso. Animais tornavam-se azuis, gemiam e morriam, seus olhos esbugalhavam e suas peles se cobriam de gelo. O dragão de gelo soprava morte ao mundo, morte, silêncio e frio." Eu vejo aqui claramente como os Outros são criados. Enfim, já em 1979 Martin já imaginava As Crônicas de Gelo e Fogo, mesmo que elas só fossem ser escritas em meados dos anos de 1990. Para saber mais, o Leandro, do Drunkwookieblog, tem algumas teorias interessantes sobre, basta clicar aqui. A Fernanda também tem uma resenha muito boa sobre esse conto-livro, para ler clique aqui.

 PS.: Quem quiser o livro-conto, eu posso passar por e-mail. Deixe seu e-mail nos comentários ou na nossa page do Facebook.

23 comentários:

  1. Oi Vitor!

    Realmente, dá pra ver que GRRM já imaginava Westertos e As Crônicas já em 1979. E acho legal ler esse livro, principalmente depois de ler As Crônicas, porque dá pra perceber outras coisas, que também são mencionadas nas Crônicas, especialmente nas histórias da Velha Ama.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitor!

    Eu ainda não li esse livro, mas já vou colocar na minha lista de leitura! Valeu pela dica!

    Poxa, Fê, eu também quero esse livro! ^_^

    ResponderExcluir
  3. Oi Vitor, tudo bom? Achei muito legal a sua resenha. Você pode enviar para o meu email esse conto do GRRM, por favor? Meu e-mail é lucasaguiar531@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. OI GOSTEI MUITO DE SUA RESENHA! VOCÊ PODERIA ENVIAR PARA O MEU EMAIL ESSE CONTO?
    É GUSTAVO-DOURADO@HOTMAIL.COM
    MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vitor!
    Cara estou louca pra ler esse conto, me envia rafaela.selig@gmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. OI VITOR!!
    VOCÊ PODERIA ME ENVIAR?

    rafaela.selig@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. manda pra mim
    drikanarciso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ola gostaria muito de ler esse conto, você poderia me mandar por email?
    Leonardo170974@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, você poderia me enviar o conto? o email é m.dantass@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Manda pra mim ;)
    kimi_lee_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Acredito que enviei para todos os e-mails acima. Se eu não enviei é só avisar que eu mando o arquivo. Obrigado a todos por lerem a resenha e se interessarem pelo conto, quanto mais pessoas lerem melhor, rs.

    ResponderExcluir
  12. Oi gostaria muito de de recebê-lo por email. donajoaninhas@gmail.com agradeço

    ResponderExcluir
  13. Sei la hein....acho que esse dragão de gelo vai aparecer nas Crônicas e imagino ate que ele foi usado para fazer a Muralha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu já acho que o dragão não vai aparecer n'As Crônicas, mas acredito que sua essência foi usada na construção da Muralha por Brandon Stark.

      Excluir
  14. Oi gostaria deste conto. Meu e-mail: glauberrodrigues2@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  15. olá, gostaria de receber esse conto também. meu email é amanda.hirashima@gmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Oi manda para mim! Please: gab.lins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Manda para mim! Please gab.lins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Não sei se só eu pensei nisso, mas acho que a Adara era uma White Walker, ela recebeu o toque do inverno durante o parto e ficou uma criança de pele fria, olhos azuis, que não tinha muitos sentimentos com a familia e que amava o frio, aí quando ela sentiu algum amor pela família o calor voltou pro corpo dela, e o dragão de gelo se sacrificou para salvar a família dela, e ela voltou a ser humana, sei lá, nada me tira da cabeça que se tem mesmo alguma ligação entre as histórias e o dragão de gelo se passou em Westeros, ou outro lugar das cronicas, que a Adara era uma White Walker, ou de certa forma uma especie antecedente aos white walkers de hoje, nós vimos na série como um toque transformou um bebe em WW, faz todo sentido pra mim. Alguém concorda comigo?

    ResponderExcluir
  19. gostaria de receber este conto também. O meu email é o seguinte: gasparpt@outlook.pt

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da resenha. Você poderia me enviar o conto? Email: nadine-cabral@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Interessante teoria. Poucas são as adaptações que são igual de boas que os livros o episódio da nova temporada me deixou muito boas expectativas para as últimas temporadas da série. Pelos resumes que li, #GameOfThroness promete muito para o espectador

    ResponderExcluir