19 de setembro de 2012

A Morte da Luz, de George R.R. Martin

Sinopse: Uma joia-sussurrante o leva a Worlorn e a um amor que julgava perdido. Mas Worlorn não é o mundo que Dirk t'Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a um planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à essa paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra - e caçador e caça trocam de lugar a todo momento.
Presa em um perigoso triângulo, Gwen precisa da proteção de Dirk, e ele fará tudo para mantê-la a salvo, mesmo que isso signifique desafiar o homem bárbaro que a reivindicara e seu astuto companheiro. Mas um véu impenetrável de segredos cerca todos eles e fica impossível para Dirk distinguir aliados de inimigos. Enquanto eles lutam para permanecerem vivos, um espera pela fuga, um por vingança e outro por uma brutal morte prematura.

Opinião: O livro me prendeu do começo ao fim. (E que fim!) Ele (o livro) é todo visto por Dirk t'Larien, o personagem principal; a escrita é com certeza de Martin. A Morte da Luz é o primeiro livro de George R.R. Martin, e já na década de 1970 ele já sabia como prender o leitor, comparado, por mim, igual As Crônicas de Gelo e Fogo.
 Worlorn é um planeta sem rumo, não translada nenhuma estrela em especial. Um planeta errante, que viaja pelo universo. Worlorn, no livro, está no seu crepúsculo, caminhando para a escuridão sem estrelas do espaço. Worlorn, durante o Festival (época antes do periélio - ponto mais próximo da estrela) foi ambicionado por muitos povos, que construíram cidades rapidamente para mostrarem suas grandezas. Mas hoje, com o fim do Festival (época depois do periélio), resta apenas o crepúsculo.
 Dirk t'Larien recebe o joia-sussurrante de sua ex-esposa, uma joia que guarda as memórias de alguém. Então, ao meio de seus pensamentos sobre o passado, Dirk resolve ir encontrá-la no planeta errante Worlorn. Ao longo do livro, o "jogo psicológico" de Dirk é, às vezes, confuso. Gwen Delvano, sua ex-esposa, mudou completamente desde Ávalon (planeta habitado por humanos). Gwen está casada com Jaan Vikary, um kavalariano (nascido em Alto Kavalaan, um planeta) diferente dos outros seus, inclusive de seu teyn (termo kavalariano para um homem ligado a outro homem - parecido com o nosso amigo), Garse Janacek.
 "O pano de fundo galáctico é excelente..." - Asimov's. Um livro contado muitos, e muitos anos à frente do nosso tempo. (Quem dera estar vivo para vivenciar esse tempo... rs). e para terminar, se eu contar mais o mistério do livro acaba, recomendo. "Algo especial manterá Worlorn e seu povo na mente dos leitores muito tempo depois que a página final for lida." Galileo Magazine. Com certeza ficará na minha mente por muito tempo.

2 comentários:

  1. Também adorei o livro. Li muitas críticas dizendo que o livro é chato, massante, fraco, etc. Eu não achei nada disso, o livro me prendeu absurdamente, já faz quase duas semanas que terminei de ler e ele ainda não saiu da minha cabeça. Ele tem aquele toque realista e imprevisível (assim como nossas vidas) que George R R Martin adora.
    Achei um livro bem profundo e divertido, recomendo a quem ainda está na dúvida de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li já faz um tempo e sempre que estou à-toa me vejo lembrando de Dirk e de sua passagem em Worlon...

      Excluir