11 de agosto de 2014

O Escolhido, de Sam Bourne

 Sinopse: O recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Stephen Baker, concentra em si as expectativas do povo americano, e toda a nação o vê como o líder capaz de conduzir o mundo a um futuro melhor. Mas nem todos parecem satisfeitos - um homem chamado Vic Forbes surge como um inimigo implacável, afirmando possuir uma informação capaz de destruir a carreira de Baker. Quando Forbes é encontrado morto, os adeptos de teorias conspiratórias entram em ação. Teria o presidente ordenado o crime, ou isso fora arquitetado por seus adversários? Enquanto o país, desconfiado, exige explicações, a ex-conselheira da Presidência Maggie Costello decide investigar o caso, e é conduzida ao cerne de uma gigantesca conspiração com raízes no passado - e laços na própria estrutura de poder americana.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Este é o primeiro livro que leio de Sam Bourne, pseudônimo de Jonathan Freedland, um jornalista britânico. O Escolhido é um livro de thriller/romance policial diferente entre os que eu já li (mesmo tendo lido pouquíssimos). Já no prólogo temos um mistério de saber quem é o personagem do capítulo e porque ele teve uma morte estranha e envolta em mistérios. Depois desse prólogo misterioso voltamos para o dia anterior dessa morte, e conhecemos Maggie Costello, uma mulher que está sendo demitida da Casa Branca pelo Secretário de Defesa, e logo depois ela é chamada à Residência, onde o presidente Stephen Baker mora (tudo dentro da Casa Branca). Mas explode na televisão uma notícia impactante para o presidente e todos ao seu redor: o presidente dos EUA tem problemas psiquiátricos (e como sendo os EUA, o povo fica revoltado por eleger um presidente com "problemas mentais"), mas isso é só a ponta do iceberg, ele também supostamente aceitou dinheiro dos iranianos para sua campanha à presidência. A partir daí, uma série de eventos acontecem para que o presidente da nação mais rica do mundo seja deposto do cargo em apenas 2 meses de mandato.
 Maggie Costello é uma mulher em torno dos 40 anos que já trabalhou para a ONU em missões de paz em países da África, Ásia e Oriente Médio, mas abandonou tudo isso para ser assessora do então candidato à presidência Stephen Baker, por influência de um amigo (acho), Stu Goldstein, o principal assessor do presidente e o "arquiteto" da campanha eleitoral. Maggie é tão viciada em trabalho que seu namorado Uri a deixa na época. Ela é uma mulher forte que gosta de viver aventuras e fazer aquilo que será melhor para a Humanidade, como um relatória que Stephen pede para ela fazer sobre o Sudão.
 Vários personagens são importantes para a trama, como o senador Rick Franklin, um republicano que quer tirar Stephen (esqueci de mencionar que Stephen é democrata) da presidência e que possui uma relação extraconjugal com sua secretária, mas isso não importa para a trama. Rick é o mais bem visto do seu partido e é ele que avisa o presidente sobre o impeachment que será feito na Câmara, pelo menos ele fez isso. Não gostei dele deste o começo, sempre visando o melhor para ele e não para o país. Outro personagem importante é Goldstein, ele ajuda muito Maggie no começo das investigações sobre o suposto suicídio de Victor Forbes, aquele que fez as ameaças ao presidente, em Nova Orleans, ajudando com todos os recursos necessários.
 Ao longo do livro temos capítulos só de reportagens ou postagens de blogueiros sobre as mortes e como Stephen Baker está reagindo a tudo isso. Mas existem alguns capítulos misteriosos, que não é falado o nome de ninguém, só sua localização, como Manhattan, Londres, Alemanha, e Japão, e só uma dessas pessoas é revelada no final do livro. Achei muito bem feito o que Bourne fez com esses capítulos, capítulos construídos para deixar o leitor com uma pulga atrás da orelha. Um livro que recomendo para aqueles que gostam de thriller/romance policial. Espero que tenha colocado tudo de importante sem soltar algum Spoilers. Assim que possível, ou seja, quando eu resolver ou quiser ler livros no Kindle de novo, rs, lerei mais livros de Sam Bourne.
 Até mais.

 Se você gostou de O Escolhido, pode gostar também de:
 Poder Absoluto, de David Baldacci;
 O chamado do cuco, de Robert Galbraith (vulgo J.K. Rowling);
 A Janela de Overton, de Glenn Beck;
 O mistério de Maquiavel, de Michael Ennis;
 O Condenado, de Bernard Cornwell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário