4 de outubro de 2014

O Hobbit, de J.R.R. Tolkien

 Sinopse: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além se sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Finalmente, depois de quase um mês que li O Hobbit eis que a minha humilde opinião sai aqui no blog (explicações do porquê clicando aqui). Como faz bastante tempo que o li, talvez não coloque tudo o que eu quero ou que são importantes, mas tentarei ao máximo lembrar de tudo. Eu achei que não gostaria tanto de assim deste livro, já que eu tinha tentado lê-lo há algum tempo atrás e não avia conseguido (não era o momento certo), mas quebrei minha cara e achei incrível o livro. Agora só tenho que tomar vergonha na cara e ler O Senhor dos Anéis, a única pessoa que gosta de fantasia que ainda não leu o metre da fantasia. Então vamos à minha opinião.
 A história com a clássica: "Numa toca no chão vivia um hobbit". E esse hobbit chamava Bilbo Bolseiro que vivia uma vida pacata e sem aventuras, apesar do seu lado Tûk. Mas um dia o mago Gandalf aparece em sua toca com um bando de anões que acabam fazendo uma festa inesperada na toca de Bilbo. E no final da mesma eles o convidam para participar de uma aventura até a Montanha Solitária, onde existe um tesouro guardado por Smaug, o Magnífico. No começo Bilbo é muito atrapalhado na jornada, ele conhece quase nada fora da Vila dos Hobbits, mas por que ele vai na jornada? Gandalf garante que ele é um bom ladrão e ajudará, e muito, os doze anões. A primeira aventura do hobbit é com trolls na floresta, onde sua astúcia salvará a pele, literalmente, dos anões.
 E é de conhecimento público que é Bilbo quem encontra o anel nas profundezas do reino dos orcs e o usa para escapar de Gollum, depois de um jogo de adivinhas que Bilbo mostra de novo sua astúcia. Mas Bilbo não percebe as influências malignas que o anel produz em quem o usa (no livro não percebi muito isso, mas no filme é mais visível, talvez Tolkien não queria deixar isso muito claro por O Hobbit ser um livro que foi escrito para os filhos dele. Percebemos as influências malignas do anel em Gollum com sua dupla personalidade).
 Não posso deixar de falar dos anões. Thorin Escudo de Carvalho é o líder do bando e legítimo Rei Sob a Montanha, e suas ações ao longo do livro refletem essa "legitimidade" (gostei mais do Thorin no livro do que no filme, no último ele é muito arrogante). Mas o melhor anão para mim é o Bombur, o anão mais gordo (corrijam-me se eu estiver enganado), ele sempre está em apuros e ri algumas vezes com ele. No filme, gostei muito de Fili e Kili, eles sempre me faziam rir. Também achei os elfos do livro mais legais do que no filme (não estou falando aqui dos efeitos especiais, mas a personalidade dos mesmos). Estava me esquecendo de Beorn, um troca-peles que se transforma em um urso e que mora perto da Floresta das Trevas e protege os animais que moram naquelas redondezas.
 Acho que falei tudo que queria, e lembrei de tudo, ou acho que lembrei, rs, como vou saber... E como já disse, achei o livro incrível. Contudo, algumas cenas poderiam ser mais desenvolvidas, mas não as colocarei aqui senão dou Spoilers (se é que é algum Spoilers, todo mundo já leu O Hobbit, e se não, corra para lê-lo, você está perdendo muita coisa). É isso, espero que tenham gostado, qualquer detalhe que deixei passar é só me avisar pelos comentários.
 Até mais.

 Se você gostou de O Hobbit, pode gostar também de:
 A Crônica do Matador do Rei, Patrick Rothfuss;
 As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin;
 Elantris, de Brandon Sanderson;
 Dragões de Éter, de Raphael Draccon;
 O Ciclo Nessântico, de S.L. Farrell;
 Série A Mão Esquerda de Deus, de Paul Hoffman;
 Harry Potter, de J.K. Rowling;
 Septimus Heap, de Angie Sage;
 O Medalhão e a Adaga, de Samuel Medina.

2 comentários:

  1. Oi Vitor!

    Eu também adoro o livro, mas comecei a gostar mais da segunda vez que li, pouco antes do filme. Da primeira, apesar de ter gostado muito, me dava um sono desgraçado! Lia duas páginas e já estava caindo de sono :)
    Já na segunda vez eu devorei. Li acho que em uns 3 dias. Não curto muito os elfos, só o Legolas e a Tauriel, que nem está no livro. Acho tudo quanto é elfo chato demais. De resto, acho que o livro é uma delicinha, e o filme faz muita justiça a ele, com alterações e tudo, porque muita coisa que está jogada no livro, só de passagem, foi muito bem desenvolvida no filme.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,

      Eu esqueci de colocar na minha opinião, mas o livro também me dava um sono danado, ainda mais porque só lia antes de dormir... Antes de ler O Senhor dos Anéis irei reler O Hobbit, porque acho que algumas coisas passaram despercebidas pela pressa de terminá-lo rápido.

      Concordo com você, o filme tem muita cena que Tolkien desenvolveu pouco, mas não concordo com 3 filmes. Mas como disse um amigo meu: "Se fizessem 10 filmes só d'O Hobbit eu iria assistir todos e iria reclamar do mesmo jeito", rs. Fazer o que, né, rs...

      Beijos!

      Excluir