6 de novembro de 2012

O Último Reino, de Bernard Cornwell

Sinopse: "Sou Uhtred, filho de Uhtred, e esta é a história de uma rixa de sangue. É a história de como tomarei de meu inimigo o que a lei diz que é meu. E é a história de uma mulher e de seu pai, um rei. Ele era meu rei, e tudo o que tenho devo a ele. A comida que como, o castelo onde vivo e as espadas de meus homens, tudo veio de Alfredo, meu rei, que odiava."

Opinião: Achei que o livro não fosse tão bom quanto realmente é. Uhtred fica órfão aos 10 anos de idade, e vê o reino em que vivia cair nas mãos dos dinamarqueses, e que acaba tornando-se "prisioneiro". Durante toda sua infância fica em dúvida quanto à sua lealdade. Ragnar, um líder dos dinamarqueses trata Uhtred como se fosse seu próprio filho, mas esse mesmo Ragnar matou seu irmão e pai, e tomou o reino da Nortúmbria. Uhtred tem uma infância bem "divertida" no ver dele mesmo, com treinamentos com armar e ajudar nos navios dinamarqueses, e deixar de fazer uma coisa que odiava: aprender a ler e a escrever. Durante todo livro há reviravoltas impressionantes.
 O livro é dividido em três partes: Uma Infância Pagã, O Último Reino e A Parede de Escudos, e um prólogo: Nortúmbria, 866-867 d.C.. O livro é em primeira pessoa, e foi um dos poucos que já li em primeira pessoa e que gostei (PS.: O Nome do Vento entra nessa lista). Se eu falar muito vou contar coisas que seria melhor guardá-las para que você leia e se surpreenda, assim como eu. Se você quiser uma resenha melhor do que a minha, entre nessa página do blog Apaixonada por Papel, lá tem sobre esse e os outros livros seguintes.
"O destino é tudo."

Um comentário:

  1. Oi Vítor!

    Esse eu acho o mais chatinho da saga, mas é muito bom. Mas sou suspeita pra falar de Bernard Cornwell, porque gosto de tudo dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir