11 de julho de 2013

O Romance de Tristão e Isolda, de Joseph Bédier

 Sinopse: "Quereis ouvir, senhores, um belo conto de amor e morte? É de Tristão e Isolda, a rainha. Ouvi como em alegria plena e em grande aflição eles se amaram, depois morreram no mesmo dia, ele por ela, ela por ele. Em tempos passados, o rei Marc reinava nas Cornualhas..."

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: É assim que o livro começa, a "sinopse" já é o começo do livro, igual ao livro Leite Derramado, de Chico Buarque. Eu comprei esse livro a uns três anos, e só agora resolvi lê-lo. Comecei num domingo e terminei na terça. A leitura é rápida, mesmo que seja a escrita/fala medieval. O livro parece um pouco com a escrita de Lewis e Tolkien, o autor "conversa" com a gente (como vocês podem ver na sinopse).
 Vou falar rapidamente do livro, uma vez que ele é pequeno e se eu fizer uma resenha grande, conto o livro todo, rs. Tristão tem seus pais assassinados, que eram rei e rainha de Loonnois, e seu tio rei Marc das Cornualhas o cria como sendo um filho seu. Tristão é um excelente guerreiro e luta contra um "invasor" pela vida dos jovens das Cornualhas, acaba ferido e quando está quase morrendo pede ao seu tio para colocá-lo em uma nau e deixar que o mar o leve. O rei Marc realiza o desejo de Tristão, por um tempo Tristão navega em rumo, até chegar à Irlanda, onde conhece Isolda, a Loura.
 Depois de curado, volta às Cornualhas. E como todo livro de romance tem que ter alguém contra o personagem principal, quatro barões nunca gostaram de Tristão dizem que ele reviveu por ser um feiticeiro. A partir daí a história começa a tomar rumos diferentes do previsto. Não vou falar mais nada senão conto o livro. Gostei de ter lido, pena que não o tenha feito quando comprei. Recomendo (para quem quiser ter uma experiência de ler um livro medieval).
 Eu estava esquecendo, o livro foi composto a partir de contos de vários outros poetas da época.
 Pretendo assistir o filme, depois de assistido comento comparando com o livro.

Um comentário:

  1. Oi Vitor!

    Eu adoro essa lenda, Tudo que pe remotamente relacionado com Rei Artur me interessa. Não li esse, mas uma adaptação há muito tempo, para a escola ainda. Meu professor passou como leitura de modelo de romance de cavalaria.
    Já está na lista.

    Beijos!

    ResponderExcluir