6 de janeiro de 2014

Top 10 - Melhores de 2013

 O ano de 2013 já acabou e eu ainda não fiz os melhores de 2013. Então vamos ao Melhores de 2013.

 1 - A Crônica do Matador do Rei - Livro II - Segundo Dia - O Temor do Sábio, de Patrick Rothfuss:
 Pergunto: Como não gostar de Kvothe? Ainda não li uma resenha em que a pessoa fala que não gostou deste livro. Patrick Rothfuss soube construir um universo muito bem, e mesmo sendo um livro com mais de 900 páginas (ou chega perto) irei relê-lo antes da conclusão d'A Crônica do Matador do Rei, que terminará com o Terceiro Dia. O Temor do Sábio foi um livro que me deu ressaca literária, eu fiquei um tempo sem ler outros livros, uma vez que eu ficava pensando na história deste livro o tempo todo. Até mesmo o tio Martin elogio este livro dizendo que é um dos melhores livros épicos que ele já leu, e olha que ele é um grande fã de Tolkien. Para saber um pouco mais, clique aqui, e para ler a opinião do livro I - O Nome do Vento, clique aqui.

 2 - Ciclo Nessântico - Livro II - O Trono do Sol - A Magia do Anoitecer, de S.L. Farrell:
 Este foi outro livro que me deu ressaca literária. Que final é este. Farrell surpreendeu-me de um jeito que nem o tio Martin conseguiu (mas por causa de alguns Spoilers que li antes de terminar os livros). A história se passa 27 anos após os acontecimentos d'A Magia da Alvorada. Esse foi um livro que achei que seria horrível, mas enganei-me, e muito. Uma leitura um pouco maçante no começo, mas depois fica muito boa. Também irei reler antes de ler o terceiro e último livro do Ciclo Nessântico. Para saber mais sobre as minhas opiniões deste e do primeiro livro, clique aqui e aqui, respectivamente para o livro I e II.



 3 - A Culpa é das Estrelas, de John Green:
 Este é um livro Y/A (Young/Adult) que mexe com a gente. Com seu tema tabu, o câncer, e o amor de dois jovens com o problema. Mas com um diferencial: um livro sem fim que ambos buscam desesperadamente pelo final, que não existe. Eu achei um pouco clichê, mas não é (tanto assim). Esse foi o primeiro livro de John Green que eu li e já gostei do autor. Eu chorei lendo o livro, ri muito e fiquei surpreso com a força de vontade de viver dos personagens. Um livro Y/A para todas as idades. Para saber minha opinião a respeito clique aqui.





 4 - Trilogia A Busca do Graal, de Bernard Cornwell:
 Não podia ficar de fora Bernard Cornwell desta lista. Eu sei que estou burlando o Top 10, colocando três livros de vez, mas estou contando a trilogia, não os livros separadamente, rs. Esta é uma das melhores trilogias que eu já li. O ambiente (A Guerra dos Cem Anos com um pedaço da Peste Negra e da Grande Fome) e os personagens me prenderam nessa história. Quem me conhece sabe que eu gosto demais da Idade Média, principalmente nesse período em que o livro se passa. Não vou falar muito, senão ficará enorme. Para ler minhas opiniões a respeito dos três livros clique aquiaqui e aqui, respectivamente livro I, II e III.

 5 - As Crônicas de Artur - Livro I - O Rei do Inverno, de Bernard Cornwell:
 De novo Bernard. Nunca tive muito interesse nas histórias de Artur, e só li este livro porque é do Bernard, e com certeza, gostei. Mas acho que gostei mais ainda porque a história é contada a partir dos olhos de Derfel, um cavaleiro de Artur, o Rei Que Nunca Foi. O ambiente é muito bem construído, junto com os personagens. Bernard é Bernard, ninguém sabe fazer igual ele. Para saber mais, clique aqui.








6 - Elantris, de Brandon Sanderson:
 Elantris, a cidade dos deuses. Este é um livro único, ou seja, não possui continuação. A história se passa em torno da cidade de Elantris e seus habitantes moribundos. Mas com flash-back sabemos que Elantris já foi uma cidade brilhante, o lar dos deuses. Não há palavras suficientes para descrever Elantris. Acho que disse tudo o que queria sobre Elantris. Para saber mais, clique aqui.








 7 - O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith (vulgo J.K. Rowling):
 A maior surpresa do ano. Acho que todo fã leu O Chamado do Cuco em 2013, quem não leu, não sabe o que está perdendo. Uma leitura mais fácil do que Morte Súbita. Tem algumas cenas engraçadas, principalmente com Robin. O mistério que não chamou muita muinha atenção, foi mais os personagens. Acho que não coloquei isso na resenha, mas eu fiquei com um pouco de medo de ler, porque eu esperei tanto de Morte Súbita e me decepcionei. Ainda quero reler Morte Súbita, e espero que da segunda vez eu goste mais do livro. Não vejo a hora de sair mais um livro de Cormoran Strike.




 8 - Enigmas de Londres - Livro I - Espíritos do Tâmisa, de Ben Aaronovitch:
 Como já disse, eu só comprei este livro por causa do que Diana Gabaldon disse: "O que aconteceria se Harry Potter crescesse e se unisse ao CSI?". Eu acho isso uma propaganda e tanta para quem gosta de Harry Potter como eu. A história é muito divertida e o mistério só se resolve no final, mas é um pouco confuso, pelo menos para mim. Aaronovitch soube criar um mundo mágico que nos faz perguntar se realmente existe. Para ler minha opinião, clique aqui.






 9 - Trilogia dos Irmãos Wolfe - Livro III - A Garota que eu Quero, de Markus Zusak:
 Outro Y/A que gostei em 2013. Mesmo sendo com muito drama, eu acabei gostando de Cameron "Cam" Wolfe. Ele é um perdedor se apaixona pela namorada do seu irmão do meio. O mais legal do livro e por isso entrou nesta lista é que ele tem outra história dentro da história do livro. Não tenho muito o que falar, só que ele é bem dramático, e um pouco clichê. Para saber mais, clique aqui.








 10 - Coisas Frágeis I, de Neil Gaiman:
 Coisas Frágeis I também foi um livro que me surpreendeu. Este foi o primeiro livro que li do Neil Gaiman, e gostei muito. Coisas Frágeis I é uma coleção de contos que mostram o quão frágil é o ser humano, mesmo se houver um pouco de fantasia, e foi por isso que gostei mais ainda. Os contos são curtos e de fácil leitura. Não vejo a hora de ler Coisas Frágeis II. Este livro ainda não possui post no blog, mas em breve terá.








 Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário