8 de junho de 2014

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, de J.K. Rowling

 Sinopse: Harry Potter é um menino bastante fora do comum. Está ansioso pelo término das férias de verão, se empenha em realizar todos os deveres de casa e, além de tudo, ele é um bruxo.
 Ao regressar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a atmosfera é tensa. Sirius Black, por muitos considerado um servo de Lorde Voldemort, esteve preso durante 12 longos anos na temível fortaleza de Azkaban condenado pela morte de 13 pessoas com um único feitiço, e agora está foragido. Uma pista indica o lugar para onde ele se dirigiu - os guardas de Azkaban o ouviam murmurar enquanto dormia: "Ele está em Hogwarts... ele está em Hogwarts.".
 Harry Potter não está seguro nem mesmo entre as paredes de sua escola de magia, rodeado de amigos. Porque, ainda por cima, pode haver um traidor no meio deles.

 Aviso: Possivelmente essa série de posts dos livros do Harry Potter podem conter muitos Spoilers, e não só dos livros como também dos filmes. Você foi avisado.

 Opinião: Outra opinião que demorou a sair, mas aqui estou eu para dá-la a vocês. O filme Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban é o melhor para mim, porque nós conhecemos Sirius Black, o meu personagem preferido da história toda, e agora que li o livro ele também o melhor, mesmo sem ter lido o 4º ou o 5º (como já disse, já li os dois últimos). À minha opinião.
 Harry está de novo passando as férias de verão nas casas dos tios trouxas, onde é mal-tratado e sobre bullying do seu primo Duda, e as coisas pioram quando Rony liga para a casa de seus tios e é tio Válter que atende, quando percebe que é um amigo do Harry de Hogwarts ele fica furioso e desconta isso em Harry. Mas não termina por aí, a irmã do tio Válter, Guida, vai passar uma semana (acho) na casa do seu irmão, e ela não gosta, ênfase no não gosta, de Harry, faz tudo para que o menino seja inferior ao seu próprio cão. Depois de um jantar (espero não estar confundindo com o filme), ela humilha tanto o Harry e seus pais, que em um ato de raiva, Harry a transforma em um balão que fica rodando o teto da casa. Depois desse incidente, Harry pega sua mala e sai da casa dos tios.
 Harry caminha até uma rua escura, onde vê um cão negro olhando para ele, até que um ônibus de três andares aparece do nada, esse é o Nôitibus Andante, o "transporte público" dos bruxos de Londres. Harry embarca e aí ele descobre quem é Sirius Black, ou acha que descobre. Ele chega até o Caldeirão Furado, e lá está o Ministro da Magia, Cornélio Fudge, com quem tem uma conversa sobre os "tempos difíceis" que se passam depois da fuga de Black de Azkaban, a prisão dos bruxos localizada no meio do Mar do Norte.
 É lá que Harry encontra quase toda a família Weasley e Hermione. Uma semana se passa desde que Harry chegou ao Caldeirão Furado, e já é hora de voltar para Hogwarts em seu terceiro ano letivo. Mas quando estão perto de chegar em Hogwarts, o trem conhecido como Expresso de Hogwarts para e um Dementador, um guarda de Azkaban entra no trem a procura de Sirius Black, e encontra a cabine de Harry, Rony, Hermione e o adormecido professor de DCAT, Lupin. Mas algo estranho acontece com Harry e ele escuta o grito de uma mulher e desmaia.
 Em Hogwarts, o ano letivo começa bem, tirado Draco Malfoy que implica sempre que pode com Harry por ele ter desmaiado no trem. Na sua primeira aula de Adivinhação com a professora Sibila Trelawney, Harry já recebe de cara uma "profecia" de que ele tem o Sinistro, um enorme cão do inferno, que vem para pegá-lo e matá-lo.
 Os roteiristas mudaram muita coisa no filme, e essas mudanças, lendo o livro agora, fazem um pouco de diferença. Como a história do Salgueiro Lutador, que foi plantado na mesma época em que os Marotos estudaram em Hogwarts. E também em relação ao Vira-Tempo mudou algumas coisas. Mas como um todo, o roteiro do filme deveria ser assim para ter duas hora e pouco de duração, e é muito bom o filme, repito. Espero que essa humilda opinião tenha sido boa para vocês que leram ou não Harry Potter. Até o próximo.

 PS.: Eu dei uma parada em Harry Potter, mas em breve voltarei.

 Se você gostou de Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, pode gostar também de:
 Quadribol através dos séculos, de J.K. Rowling;
 Coleção Septimus Heap, de Angie Sage;
 O Medalhão e a Adaga, de Samuel Medina;
 Percy Jackson & os olimpianos, de Rick Riordan;
 A Cidade das Sombras, de Jeanne DuPrau;
 Espíritos do Tâmisa, de Ben Aaronovitch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário