30 de outubro de 2013

O Medalhão e a Adaga, de Samuel Medina

 Sinopse: Bildan é um jovem que perdeu seus pais ainda na infância, tendo crescido sem saber muita coisa sobre suas origens. Porém, tudo muda quando ele encontra uma misteriosa garota e um livro mágico, com uma mensagem secreta. Assim, o rapaz deverá atravessar uma terra repleta de magia e perigos, numa jornada desafiadora, rumo a grandes revelações sobre seu passado e sobre o sentido de sua existência.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Como já disse nesse post, eu estou participando (acho que ainda estou, mesmo depois de terminar de ler o livro, porque acho que só vou parar quando todos lerem o livro) de um Book Tour do livro O Medalhão e a Adaga. E como disse no mesmo post dito anteriormente, eu não iria ler esse livro esse ano, e talvez demoraria mais para ler. Então, em dia, visitando o blog do Samuel, o escritor, O Guardião, eu vi que ele, em conjunto com a Tamires, do Um Pouco de Tudo da Thá, eu resolvi inscrever-me, e eis que acabei participando. Mas vamos ao que interessa, a resenha.
 Bildan é uma criança diferente desde pequeno, desde antes dos pais morrerem violentamente. Ele conversa com os animais que falam a língua humana. Mas isso ele só comenta, porque o livro começa com a morte de seus pais. Então ele viaja por cinco dias (acho) com a ajuda do último feitiço de seu pai moribundo, até a cidade de Teran, onde faz poucos amigos e muitos "inimigos" entre as crianças. Bildan começa a trabalhar para um pastor, tomando conta de suas ovelhas, até que um belo dia um Arqueiro Sagrado o ajuda. E é claro que Bildan fica encantado em ver um Arqueiro Sagrado. Alguns anos de passam e Bildan já está com 15 anos, e sai de Teran em busca de uma "aventura", mal sabendo ele que isso será o que ele fez de melhor em toda sua vida. Ele conhece Sheril, uma Arqueiro Sagrado, e ela conta que Bildan também o é. Então os dois partem pra uma missão que colocará suas vidas me risco, devido ao mal que o Vazio faz a todos.
 A leitura do livro é muito rápida, flui fácil. O livro é cheio de pequenos mistérios que não o deixam maçante. Gostei de ter lido. E no final tem um gostinho de quero mais, e não, a história não é em um livro, outros virão, e espero ansiosamente. Os personagens são bem construídos e cada um tem uma personalidade diferente do outro. O ambiente é igualmente bem escrito. Uma coisa que eu achei interessante no livro foi o uso do folclore e animais brasileiros, nunca tinha lido um livro em que isso acontecia, achei muito legal, mas a história é em um universo paralelo. Uma parte que gostei muito do livro foi a batalha no capítulo 11 - A morte vem pela outra margem do rio, a luta de Bildan e Sheril contra um ulymariano, um ser do Vazio, é ótima, eu fiquei tenso pensando se alguma coisa ia acontecer de ruim, eu não vou dizer mais senão conto tudo.
 Acho que eu falei tudo que tinha de importante sem dar spoilers. Poderia ter lido o livro mais rápido, mas com a vida corrida da universidade e nesse final de semana passada eu fim Enem para ter uma chance maior no Ciências sem Fronteiras, eu não tive tempo para ler, desculpe-me por demorar com o livro, principalmente para as próximas pessoas da lista do Book Tour. Então é isso. Recomendo O Medalhão e a Adaga para todos e para todas as idades, um livro bom, de um autor brasileiro, que eu não lia há muito tempo.

9 comentários:

  1. AAAAHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eu vou ler assim que acabar O Historiador, que parece que tá levando uma eternidade...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Nossa, foi rápido na verdade rs
    Adorei sua resenha e agora aguardo muito mais ansiosa para ler.
    Acho que spoiler não deu não, mas de vez em quando gosto de um =)

    Beijos e muito obrigada por participar.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vitor!
    Eu também estou participando desse Book Tour.
    Sou a quinta da lista, então vai demorar um pouco ainda para o livro chegar, mas fiquei mais ansiosa agora para ler depois da sua resenha.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, eu percebi, mas não quis comentar, você tá demorando para ler O Historiador, porque você sempre lê muito rápido.

    Obrigado Tamires. Eu achei que fui um pouco devagar. Também gosto de alguns spoilers de vez em quando.

    Mariana, sua ansiedade vai valer a pena.

    PS.: Tamires e Mariana, eu vi que vocês estão seguindo o blog, eu também estou seguindo o de vocês, e parabéns as duas, os blogs são muito bons. Eu sei que é pedir demais, mas se vocês puderem seguir no facebook eu ficaria muito contente (desculpem por pedir isso, se vocês não quiserem não precisam curtir).

    Abraços as três.

    ResponderExcluir
  5. Mas finalmente estou terminando! É que demora pra engatar, e tem umas horas que são muito arrastadas, mas vale a pena. O livro no geral é muito bom. Devo terminar hoje, e a resenha sai até segunda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Mas finalmente estou terminando! É que demora pra engatar, e tem umas horas que são muito arrastadas, mas vale a pena. O livro no geral é muito bom. Devo terminar hoje, e a resenha sai até segunda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, eu fiquei um pouco curioso para ler esse livro, mas com certeza vou demorar bastante para lê-lo, comprei muitos livros ultimamente, então, estou sem $$. Estou ansioso pela sua resenha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vitor... Cara, muito obrigado por sua resenha. Valeu mesmo. Estou ainda sem palavras. A primeira resenha é sempre um choque, sabe como é. Então eu já vim aqui várias vezes. Li e reli, pensei muito... Queria agradecer apropriadamente. Até que descobri que nunca será o suficiente. Obrigado por acreditar na minha história e se dispor a participar do book tour. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vitor... Cara, muito obrigado por sua resenha. Valeu mesmo. Estou ainda sem palavras. A primeira resenha é sempre um choque, sabe como é. Então eu já vim aqui várias vezes. Li e reli, pensei muito... Queria agradecer apropriadamente. Até que descobri que nunca será o suficiente. Obrigado por acreditar na minha história e se dispor a participar do book tour. Abraços!

    ResponderExcluir