21 de fevereiro de 2014

O coração dos heróis, de David Malouf (Você escolheu #1)

Sinopse: A batalha entre gregos e troianos não termina em chamas. Há sofrimento, tristeza e redenção no coração dos guerreiros...
 Quando todos acreditavam que as chamas que engoliram Troia eram o pior a se esperar, eis que Aquiles, possuído pelo desejo de vingar a morte de seu tão estimado Pátroclo, mata Heitor e arrasta seu corpo durante onze dias em sua carruagem, perto das muralhas da cidade. Nenhum grego - ou troiano - ousa impedir o feito, a não ser o pai de Heitor, Príamo, rei de Troia, que precisa se despir de seu orgulho e grandeza e se dirigir ao território inimigo a fim de resgatar o corpo do filho.
 Um poderoso romance sobre a guerra de Troia, em que os humanos são muito mais que joguetes nas mãos dos deuses e no qual os sentimentos disputam acirradamente o domínio sobre o coração de cada grande guerreiro em campo de batalha.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Antes de começar, esse foi o primeiro livro, de muitos, que você ajudou a escolher através da enquete. O livro começa com Aquiles ainda novo tentando escutar a água, o elemento de sua mãe, o seu próprio é a terra. Parece que Aquiles perdeu a mãe ainda novo e sempre tenta escutá-la pela água. Aquiles também nos mostra como ele conheceu Pátroclo e como tornaram-se não só grandes amigos, como também irmãos. Ele nos mostra como Pátroclo morreu na mão de Heitor e como ele (Aquiles) matou Heitor e arrastou seu corpo por onze dias (acho que os deuses entram aí, porque o corpo de Heitor não ficou branco nem com o cheiro característico da putrefação). Esqueci de falar, o livro possui somente cinco capítulos. O segundo capítulo é de Príamo, e ele nos mostra o que ele é capaz para recuperar o corpo do filho morto, e ele sai de Troia como um homem e pai, e não como um rei, por isso em vez da carruagem real, ele pede para ser levado até o acampamento grego por um simples carroceiro que fica na praça da cidade. Príamo veste uma simples túnica branca, sem nenhum adorno que indique sua realeza. Até aqui não é spoiler, falar mais será contar o livro e seu clímax.
 Um livro que possui uma temática tão boa quanto esse e não ter uma única batalha. Se eu falasse que tem uma batalha, eu estaria mentindo. O mais próximo de uma batalha são as lembranças dos dois personagens, Aquiles e Príamo, que ocorre com muita frequência no livro, mas são, em sua maioria, sobre os parente de ambos. O coração dos heróis é um livro sobre o que um rei faz para resgatar o corpo de seu filho morto em uma luta. Também em como o amor entre amigos e irmãos nos faz. Enfim, se quiser refletir um pouco sobre o quão humanos nós somos, você deve ler este livro. Uma última coisa, um dos deuses gregos aparece no livro, concluindo assim que existe um pouco de fantasia no livro.

 Obs.: Eu não consegui achar nenhum livro que eu tenha lido que é parecido com esse, por isso não colocarei nenhuma indicação de outros livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário