8 de março de 2014

Jogos Vorazes - Livro I, de Suzanne Collins

 Sinopse: Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
 Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Jogos Vorazes seria um livro que eu não iria ler. Primeiro porque não era um gênero que eu tinha lido (distopia) e segundo porque tem uma protagonista feminina, e os livros, em sua maioria, com protagonistas femininas tem sempre um triângulo amoroso, e eu não gosto disso (não estou criticando quem gosta de livros assim, mas eu não gosto). E depois de assistir aos dois filmes e um promoção na Submarino, eu acabei comprando. Mas para saber o que acontece com Katniss depois do Terceiro Massacre Quaternário, mas isso é para outro post, num outro dia, em um futuro próximo.
 Katniss Everdeen é uma garota de 16 anos que aparenta ter muito mais, uma vez que seu pai morreu quando ela era mais nova e ela teve que cuidar de sua irmão mais nova, Prim, e de sua mãe, que se ausentou psicologicamente (vulgo depressão profunda) após o acidente nas minas em que o pai de Katniss trabalhava. Assim, ela começa a caçar ilegalmente através da cerca que cerca o Distrito 12 e vende o que consegue no mercado negro, negociando até mesmo com os Pacificadores, os temidos policiais que trabalham para a Capital. O que torna o livro já diferente é que Katniss não é lá muito sentimental, só quando ela está com Gale, seu melhor amigo, ela torna-se um pouco, mais é um pouco mesmo, quase nada, rs.
 Com a chegada do 74º Jogos Vorazes ocorre consequentemente a Colheita, onde um tributo masculino e um tributo feminina entre doze e dezoito anos são escolhidos e ficarão sob custódia da Capital para participar deste reality show imposto pela mesma através do Tratado da Traição. E como é o costume, as damas são sorteadas primeiro. E o nome de Primrose Everdeen é escolhido, e Katniss, após ver sua irmã ser escolhida, voluntaria-se como a primeira tributo do Distrito 12. Já Peeta Mellark é escolhido e ninguém se voluntaria para tomar seu lugar. Assim, temos os tributos do Distrito 12, o distrito da mineração. E que a sorte esteja sempre a seu favor.
 Após as despedidas, Katniss e Peeta embarcam em um trem e vão até a Capital para se preparem para os Jogos. Quando os Jogos estão prestes a começar, Peeta diz que é perdidamente apaixonado por Katniss e assim começa uma grande paixão arquitetada por Haymitch, o único ganhador do Distrito 12 desde o começo dos Jogos, para ambos conseguirem patrocinadores, que ajudam os tributos mandado dádivas, as vezes que podem até tirar um tributo da beira da morte. E assim, Katniss, a menina inocente em muitas coisas e madura em outros, tem que enfrentar seu maior desafio. O que mantem viva Katniss é a sua inteligência e a sua perspicácia.
 Peeta é um garoto muito inteligente, sempre está na frente de todos, até mesmo de Haymitch as vezes. Também é muito carinhoso e carismático, o que encanta os patrocinadores na Capital. E ele é perdidamente apaixonado por Katniss desde que ela tinha cinco anos. E isso faz com que ele seja muito protetor em relação a ela, chegando até a matar se preciso for. E é ele também que fala que se ele morrer, quer morrer como ele mesmo, e Katniss assume a mesma postura. Assim surge o "triângulo amoroso" entre Katniss, Peeta e Gale. Katniss não consegue enxergar que Gale quer ser muito mais que um amigo, dá até uma pena dele.
 Vários outros personagens são bem interessantes, como Cinna, o estilista encarregado de vestir Katniss para as entrevistas e para o desfile dos tributos, que ocorre antes dos Jogos começarem; e Effie, uma mulher muito "doida" da Capital que não aceita ter pego o Distrito 12 para representar.
 O livro é muito bom, e a tensão não acaba nunca, o risco de morrer dentro da arena é constante. Esqueci de falar, dentro da arena, os tributos fazem alianças, mas elas acabam sendo temporárias, uma vez que no final só um pode sobreviver e possuir a "glória eterna" (eu não citei Harry Potter, okay?, rs). Os Jogos Vorazes é o vilão do livro, mas o mesmo possui alguns ajudantes, como Cato, o garoto do Distrito 2 (ou 1, não lembro) que possui um ódio mortal pela Katniss, só porque ela tirou uma nota maior do que a dele antes do Jogos. Um livro que deve ser lido. Não vejo a hora de ler o segundo.

 Obs.: E como esse post foi escrito no dia 08 de março, dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, meus parabéns a todas vocês pelo seu dia.

 Se você gostou de Jogos Vorazes, pode gostar também de:
 Trilogia A Mão Esquerda de Deus, de Paul Hoffman;
 Bruxos e Bruxas, de James Patterson;
 Percy Jackson & os olimpianos, de Rick Riordan.

2 comentários:

  1. Oi Vitor!

    Eu falei que você ia gostar. Só cuidado, não tem triângulo amoroso nenhum, e a história nem é sobre isso. Mas concordo com você, é um livro que deve ser lido sim. Parabéns pela atitude de deixar pra lá o pré-conceito e arriscar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, eu sei que não tem um triângulo amoroso entre eles, mas é que a Katniss fica pensando muito no Peeta, por isso falei isso. Eu estou lendo ultimamente, não sei se você percebeu, livros fora da minha zona de conforto, e estou ficando confortável, rs. Mas o livro é realmente muito bom.

      Abraços!

      Excluir