28 de março de 2014

A Esperança (Mockingjay) - Livro III da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisava mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
 A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
 O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
 Acompanhe Katniss até o fim deste thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

 Aviso: A opinião que se segue abaixo pode ter alguns Spoilers dos livros anteriores e desse. Mas evitei colocar informações de grande importância. Você foi avisado.

 Opinião: Também faltam palavras para descrever o quão bom é A Esperança (que tradução é essa Rocco?). Eu gostei muito mais desse livro do que dos outros dois, para ler as respectivas opiniões, clique aqui e aqui, principalmente do final, e que final (já está batendo de frente com o final de O Trono do Sol - A Magia do Anoitecer), eu não esperava nada que iria acontecer, sinceramente.
 Depois de sair da arena do Massacre Quaternário, Katniss vai até o Distrito 13, onde os sobreviventes do bombardeado Distrito 12 se encontram, e fica lá um tempo para se recuperar da "explosão" que ela mesma causou dentro da arena, mas nem todos conseguem ser pegos pelo aerodeslizador do Distrito 13, Peeta e Johanna, junto com Enobaria, acho, são pegos pela Capital antes. Katniss fica um pouco perturbada do 13 por não ter Peeta junto dela e fica imaginando o que ele deve estar passando nas mãos do presidente Snow; e Finnick também fica muito ruim, porque seu grande amor, Annie, foi pega no Distrito 4. Mas com o tempo ela resolve tornar o Tordo, aquele que "comandará" as revoluções nos distritos.
 Mas Katniss acaba percebendo que a presidenta Coin, do Distrito 13, que controla tudo com rígidas regras e leis, possui algumas ideias iguais a de Snow, o que faz com que ela acabe tendo dúvidas em relação às forças rebeldes. Fora isso, Coin, junto com Plutarch, o Idealizador do 3º Massacre Quaternário, resolvem fazer alguns pontoprop de Katniss para ser passado nas televisões de toda Panem. As pessoas no Distrito 13 tatuam seu braço ao acordarem, que saem quando tomam banho à noite, com uma lista de coisas para fazer e serem seguidas em qualquer condição, mas Katniss consegue bular isso e não cumpre com os horários. Coin só deixa ela ainda viva porque ela é o símbolo da revolução e por ser o Tordo.
 Quando Peeta aparece na TV, Katniss vê como ele está modificado, mais magro e com cicatrizes que a Capital fez nele por meio de tortura. É aí que Katniss percebe que a Capital faz isso para machucar psicologicamente ela, e por isso ela realmente assume seu posto e usufrui os poderes a ela concedida por ser o Tordo, mesmo que Coin não goste. Snow tortura não só fisicamente como também psicologicamente Peeta, que faz dele uma arma letal programada para matar Katniss.
 Gale ganha um pouco de cenas, porque ele torna-se um líder por ter salvo algumas pessoas no Distrito 12 enquanto ele estava sendo bombardeado pela Capital por Katniss ter destruído a arena dos Jogos. Ele as vezes é insuportável, mas as vezes tenta entender tudo o Katniss faz. Gale sempre falou do governo de Snow, mas não era ouvido, agora no Distrito 13 ele é ouvido e por vezes as pessoas concordam com seus planos, mesmo que isso mate milhares de inocentes. Ele sempre foi um guerreiro, não um trabalhador de minas de carvão. Eu particularmente não gosto muito dele, a autora não trabalhou muito nele. Mas dá uma pena quando ele tenta se aproximar de Katniss e ela nem aí pra ele. Mas todos sabemos que ela ama mais Peeta do que ele.
 Haymitch continua o mesmo de sempre, só que não bebe, pelo menos do Distrito 13, uma ordem de Coin. Ele não aparece muito no livro, mas as partes em que aparece sempre é para dizer ou fazer alguma coisa importante, em sua maioria. Mas ele é muito inteligente. Haymitch consegui fazer a cabeça da maioria dos participantes do Massacre para proteger Katniss e Peeta, enquanto participava da revolução que começava. Beetee é salvo junto com Katniss e os outros da arena e acaba desenvolvendo armas para o Distrito 13. A equipe de preparação de Katniss também é resgatada e torturada por Coin, é nesse momento que vemos quem Coin realmente é. Senti falta de Effie, mas não contarei nada sobre ela.
 Enfim, a trilogia Jogos Vorazes é muito boa e já estou com vontade de ler de novo. Mesmo que eu passe muita raiva de novo com os personagens, mas a história compensa isso. Um livro e trilogia que recomendo muito.

 Se você gostou de A Esperança (Mockingjay), pode gostar também de:
 Trilogia A Mão Esquerda de Deus, de Paul Hoffman;
 Bruxos e Bruxas, de James Patterson;
 Percy Jackson, de Rick Riordan.

4 comentários:

  1. AAAAHHHHH!!!!!! Que bom encontrar mais alguém que concorda comigo!
    Também acho este o melhor dos três, porque muitas reviravoltas acontecem, Katniss finalmente acorda para a vida e a gente percebe que nem tudo é como parece. É o que tem mais emoções envolvidas também, e não vejo a hora de ver o Peeta psicótico no cinema, acho que o Josh Hutcherson vai fazer bonito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente Fernanda, não sei como as pessoas não acham esse o melhor dos três, rs. Eu também quero ver como Josh vai ficar no cinema, foi a primeira coisa que eu pensei quando ele encontra a Katniss e faz aquilo com ela.

      Beijos!

      Excluir
  2. Mas o final d'O Trono do Sol é horrível. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eder, não é que o final seja incrível, mas ele me deixou pensando um bom tempo, as ações dos personagens e o Trono do Sol daquele jeito me deixou pensando em como será o próximo livro, uma vez que o Trono é o personagem principal da história.

      Excluir