17 de novembro de 2011

Leite Derramado, Chico Buarque


 "Quando eu sair daqui, vamos nos casar na fazenda da minha feliz infância, lá na raiz da serra. Você vai usar o vestido e o véu da minha mãe, e não falo assim por estar sentimental, não é por causa da morfina...E se na fazenda ainda não houver luz elétrica, providenciarei um gerador para você ver televisão...Minha mulher gostava de sol, voltava sempre afogueada das tardes no areal de Copacabana."
   Essa é apenas uma parte do que pode ser considerado uma sinopse do livro Leite Derramado, já que essa parte está na frente do livro, e não atrás, e também é o começo do primeiro capítulo, sendo um pequeno "atrativo" para ler o livro.
  O livro é contado todo em primeira pessoa, por um homem muito velho que está em um leito de hospital. Membro de uma tradicional família brasileira, ele conta sua vida à filha e/ou à enfermeira, quando era jovem, adulto e no começo da velhice. A falta de memória do ancião também deixa um clima de suspense e cheia de dúvidas. A ironia no amor é bem marcante também, e nenhum elemento é supérfluo.
  Outra coisa interessante é que o livro não há nomes de capítulos, são simplesmente numerados. Os capítulos são seguem uma ordem cronológica, tendo sempre breves flashes. Outra personagem marcante é Matilde, sempre vista em flashes, que se torna inesquecível. "Leite Derramado é obra de um escritor em plena posse de seu talento e de sua linguagem." Leyla Perrone-Moisés. Um livro que o título (me) lembra um provérbio inglês: "Nunca devemos chorar pelo o leite derramado", reflitam sobre a frase depois que lerem o livro.

Um comentário:

  1. Oi Vitor... ainda não li nada do Chico Buarque - a não ser um livreto infantil chamado Chapeuzinho Amarelo - e tenho muita vontade de conhecer uma obra dele... me parece que Leite Derramado é algo de que vou gostar... apenas, como sou muito muito muito melancolica, tenho que ler estas obras cheias de nostalgias em fases que eu esteja com um humor mais agradavel..

    Já esta na minha lista de leituras!!!

    ResponderExcluir