22 de setembro de 2013

A Culpa é das Estrelas, de John Green

 Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante - o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
 Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Nem sei muito bem por onde começar. Melhor começar falando que chorei, e não tenho vergonha de dizer. Hazel ensinou-me que a alegria está nos pequenos momentos. Hazel encantou-me por saber que era uma paciente terminal e mesmo assim luta pela própria vida. Senti orgulho de Hazel, e sinto por todos aqueles que lutam contra essa doença. Mas também ri, e não foi pouco. Hazel, as vezes, é meio piadista, até mesmo com o câncer, o que mostra que ela é feliz, mesmo com o câncer. Ela cria palavras legais, como: sutiãlandia, República da Cancervânia, e por aí vai.
 Hazel Lancaster é uma adolescente de Indianápolis, Indiana, EUA, tem 16 anos, e é a protagonista do livro, contando a partir da sua visão, ou seja, primeira pessoa. Ela possui poucos amigos, quase nenhum, só o Isaac, a Kaitlyn e o Augustus. Ela não liga muito se está bonita ou não. Sempre lê o mesmo livro, Uma aflição imperial, que conta a história de uma criança com leucemia (nem tente procurar o livro, porque eu fiz isso e não dá em nada, John criou esse também), e tenta, desesperadamente descobrir o que acontece com a protagonista depois que o livro acaba (ele não acaba, o autor para de escrever e deixa um vazio), mandando cartas para o autor, Peter Van Houten. O resumo do livro está no começo do Capítulo Quatro. Para Hazel, tudo é efeito colateral de se estar com câncer ou de se estar morrendo.
 Augustus também tem câncer, e por causa disso teve que amputar uma perna. Ele se apaixonou desde a primeira vez que viu Hazel no Grupo de Apoio, e fala que ela parece a Natalie Portman de 2005-2006. Hazel também sente atração por Augustus, mas possui medo de que ele se apaixone por ela, e depois ela morra, o que aconteceu com ele com sua última namorada. Mas Augustus já está apaixonado por ela e não possui nada que Hazel faça que Augustus deixe de amá-la.
 Já Isaac,  possui câncer nos olhos, o que faz com que ele tenha que operar e perder a visão completamente, mas mesmo assim não deixa de ser feliz. Sempre sendo irônico, junto com Hazel, sobre a sua doença (Augustus já brinca menos). Kaitlyn é uma amiga de quando Hazel ainda frequentava a escola, e ela não possui câncer, mas aparece pouco no livro, duas vezes.
 Eu não quero fazer um post grande, então acho que isso já está bom. Vocês têm que ler para sentir o que eu senti quando li. Um livro sem igual. A Culpa é das Estrelas não é só um livro, mas uma lição de vida (mesmo sendo ficcional). Um livro que "levarei" para a minha vida toda. Leiam, vocês não vão se arrepender. O melhor livro, depois dos de fantasia e fantasia-histórica, que eu já li, supera, e muito Leite Derramado, de Chico Buarque.

 PS.: Se você ainda não viu os filme V de Vingança e 300, não leiam o livro, porque Hazel dá spoilers/conta os filmes todo. Estou brincando, leiam sim. Mas ela conta mesmo.

2 comentários:

  1. Vitor, apesar de ver esse livro "bombando" por ai, não tinha sentido vontade de ler até agora que li sua resenha... vai entrar pra minha lista!!!;o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, leia sim A Culpa é das Estrelas, e de preferência o quanto antes.

      Abraços

      Excluir