21 de setembro de 2013

Bruxos e Bruxas, de James Patterson (& Gabrielle Chabornnet)

 Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood - Whit e Wisty - foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos.
 O destino desses jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de 18 anos são naturalmente suspeitos de conspiração.
 E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal.
 Caberá aos irmãos Whit e Wisty lutar contra esta terrível realidade que não está longe de nós.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Eu li esse livro por dois motivos, primeiro: eu gosto de tudo relacionado a bruxos; e segundo: eu estou lendo porque todo mundo que leu falou muito bem desse livro. Concordo com todos. No começo eu não estava gostando muito, mas depois não conseguia parar de ler. Li esse bem rápido. Vamos à resenha.
 Wisteria e Whitford (Wisty e Whit) Allgood são dois irmãos que são arrancados da cama em uma noite pelos "soldados" da Nova Ordem.
 Antes de tudo, o governo da Nova Ordem é formado por Únicos que controlam tudo, como por exemplo: O Único Que Julga, O Único Que Bane Livros (desse eu tenho mais medo, rs), O Único Que Monitora Estímulos Auditivos, etc. Vocês já perceberam como é a Nova Ordem. E tem O Único Que é O Único, que controla todos os outros (e que parece ser um bruxo para mim). O país é os Estados Unidos da América, eu sei disso porque em algum momento do livro é citado um estado estadunidense.
 Voltando aos irmãos Allgood, eles vão para uma prisão infantil onde sofrem torturas e outras coisas. Wisty, desde o começo, e não é spoilers "grande" porque isso acontece no começo do livro, ela é uma grande bruxa, uma vez que ela pega fogo quando os soldados estão pegando-a. Ela também tem mais capítulos do que seu irmão. Estava esquecendo de falar, o livro é em primeira pessoa, contado por Wisty e Whit, o que achei muito diferente, nunca tinha um livro assim, só em terceira pessoa, como As Crônicas de Gelo e Fogo, O Ciclo Nessântico, etc.
 Whit já mais "lerdo" para "apresentar" seus poderes, são poucas as vezes que ele os usa, diferente de Wisty, que usa quase o tempo todo. Wisty descreve seu irmão como uma pessoa linda, que as meninas babam em cima; e Whit descreve sua irmã ainda como um garota, mesmo ela tendo 15 anos e ele, 17. Whit namorava Célia, uma garota que sumiu misteriosamente da Superfície (mais na frente eu explico), mas ela tem um papel importante no livro, falei de mais, rs.
 Também tem alguns personagens secundários que são importantes, como Byron (que é uma pessoa extremamente irritante até um certo tempo), Sasha, Janine, Emmet (esse nem parece um adolescente de tão sábio, sério mesmo).
 Voltando à Superfície. Superfície é onde O Único Que É O Único manda. Existem vários "mundos" no livro, a Superfície, a Terra das Sombras, o Submundo e a Terra Livre. A Terra das Sombras é onde vivem os Perdidos, almas que procuram um caminho para sair até a Superfície. O Submundo é pouco falado, por isso não há como eu descrevê-lo aqui. A Terra Livre é onde O Único Que É O Único não consegue controlar, e que para mim, parece ser o Canadá, se a Superfície for os EUA. A Terra Livre é onde as crianças e adolescentes acusados de bruxaria e fogem da prisão vão, com a ajuda de outros de lá mesmo (Terra Livre).
 E para terminar, possuem profecias sobre os irmãos, o que lembrou-me na hora de Percy Jackson. Vou colocar só a primeira para vocês terem um gostinho do livro: "um menino e uma menina, irmão e irmã, nascerão de uma família de Wiccanos e devem alcançar poderes até então desconhecidos por outros Wiccanos." p.249-250. Parando agora para pensar, parece com a profecia do Harry Potter...
 Então é isso, tentei colocar os pontos mais importantes sem dar grandes spoilers, e acho que consegui. Agora só me resta esperar pelo lançamento de O Dom, 2º Livro da Série.
 Até amanhã, com o post de A Culpa é das Estrelas. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário