19 de setembro de 2013

A Garota que eu Quero, de Markus Zusak

 Sinopse: Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos e o quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-las e tratá-la bem, e gosta especialmente das mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele?
 Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo.

Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Eu queria ler A menina que roubava livros antes de ler esse, mas não resisti e o li em dois dias. Poderia ter lido em um, mas não queria saber tudo de uma vez só, o livro é muito bom para fazer isso, rs. Mas esses dois dias foram suficientes para eu gostar da história, das personagens, principalmente de Cameron e Octavia. Não possuem muitas palavras que descrevem o livro, mas uma delas é excelente, e vou tentar mais um pouco para vocês, rs.
 Primeiro: o livro é contado por Cameron Wolfe; e segundo e mais principal: Cameron considera-se um perdedor. Sempre se colocando abaixo de todo mundo, inferiorizando-se. Ele pensa o tempo todo em mulher, no sentido físico (tem até uma passagem que ele fala sobre isso: "...é óbvio meu desejo pela dimensão física da mulher.". p.28), e em como deve ser amado por alguma garota que você ame também. Dá até pena dele, sério mesmo. Mas também você ri muito com ele, como por exemplo, Cameron tem um receio por cortar o cabelo que ele faz parecer cômico vê-lo cortar, "Não há garantias no mundo das barbearias. É um jogo de azar, de um jeito ou de outro.". p.29. 
 Octavia é uma garota linda, a garota dos sonhos de Cameron, como diz na sinopse, com seus olhos verde-mar, que Cameron faz parecer igual aos olhos de ressaca de Capitu. Octavia começa o livro namorando com Rube, mas que depois acaba terminando com ele. Rube, como diz Cameron, troca de namorada toda semana. Cameron se espelha em Rube, mas também em Steve. Steve não mora mais com os pais, e sim com a sua namorada Sal. Cameron sempre visita seu irmão, onde tem algumas conversas e um treino de chutes a gol de Steve. A irmã de Cameron, Sarah, aparece mais no final do livro, e sempre está tirando fotos espontâneas da família. Os pais de Cam quase não aparecem no livro, por isso não há muito o que falar. Quando Cameron está no barbeiro, ele conhece um pouco da vida dele, mas é só por um capítulo que ele aparece. Poucas personagens aparecem por tempo suficiente para você conhecê-los, então não há como eu falar deles. Estava esquecendo do cachorro que os vizinhos de Cameron, e que ele e Rube saem duas ou três vezes na semana para passear com ele.
 Uma coisa que eu também gostei muito no livro foi que Markus escreve dois "livros" em um. Cameron começa a escrever algumas palavras não sobre a vida dele em si, mas o que ele sente. Depois de cada capítulo numerado, o que conta a história de Cameron, vem um com título, que são as palavras que ele escreve e anda com ele para todo lugar. Uma leitura com muita reflexão e filosófica.
 Como disse lá em cima, e torno a repetir, eu gostei muito de A Garota que eu Quero. Com certeza lerei novamente. Em breve?, ainda não sei, rs.

4 comentários:

  1. Zusak, nem precisa dizer que óbvio que eu vou ler, né? Só que só me liguei que era dele quando vi aqui :P

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu soube que era dele pelo Skoob, rs. Vale a pena a leitura.

      Abraços

      Excluir
  2. Zusak é um lindo mesmo né, plmdds. *-*
    Quero ler, mas ainda falta tempo ;(
    Estou finalmente te seguindo Vitor, rs . Aproveita e dá uma forcinha no meu?
    http://deixando-o-ninho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora, eu já estou seguindo seu blog. Ficou bem legal.

      Abraços

      Excluir